O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) é a união de oito Sindicatos Patronais de Base Florestal, que tem o objetivo de organizar e fortalecer o setor. Incentiva a produtividade e o consumo consciente de madeira e seus subprodutos de forma sustentável, com respeito a legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente.

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional, o CIPEM descentralizou as reuniões ordinárias de sua sede na Capital e passou a realiza-las nas sedes dos Sindicados de Base Florestal.

A 7ª reunião aconteceu nesta terça-feira, 21, na sede do SIMENORTE (Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso) em Alta Floresta. O presidente do CIPEM, Rafael Mason, destacou a importância da realização das reuniões itinerantes.

“Nós estamos fazendo estas reuniões itinerantes para ficar mais próximos da nossa base, porque o CIPEM só existe por causa dos empresários das regiões. Com a nossa vinda, nós conseguimos trazer mais informações, o que está acontecendo no dia a dia, mudanças e também ouvir os empresários no que a gente pode melhorar, avançar, discussões de políticas públicas e no desenvolvimento social da região”, disse o presidente.

Rafael enfatiza que o CIPEM tem um papel fundamental para o fortalecimento do Setor de Base Florestal. “Com o CIPEM conseguimos unir a classe e trazer o desenvolvimento social para as regiões. Em todo o Estado de Mato Grosso, o Setor de Base Florestal está em 44 municípios. A base é muito forte e representa o desenvolvimento do estado. Somos a 4ª Cadeia Produtiva e uma das que mais gera empregos e renda. Ao todo, entre empregos diretos e indiretos, são mais de 90.000 gerados em todas as regiões onde está o Setor de Base Florestal”, complementa.

O empresário e presidente do SIMENORTE (Sindicado dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso), Frank Rogieri de Souza Almeida, disse que é muito importante as reuniões do CIPEM acontecerem nas sedes dos sindicatos. “As reuniões acontecem todos os meses, em especial em Cuiabá que é a sede do CIPEM e esse ano vem fazendo as reuniões itinerantes, indo na base, na sede de cada sindicato do setor de base florestal do Estado de Mato Grosso”, pontua Frank.

“São 8 sindicatos no total que formam o CIPEM. É interessante para ouvir de perto, dar oportunidade para os empresários participarem e colocarem as suas problemáticas, dificuldades do dia a dia. Assim, o CIPEM pode ser uma ferramenta ainda mais útil e mais efetiva nas indústrias mato-grossenses”, complementa.

O presidente do SIMENORTE acentua que o sindicato de Alta Floresta ficou muito feliz em ser a sede da reunião ordinária do CIPEM. “Nos sentimos honrados em estar recebendo esta reunião aqui, estão presentes todos os 8 presidentes dos sindicatos do Estado de Mato Grosso e a pauta da reunião é de construção de um setor cada vez mais forte, mais pujante. O Setor contribui muito com Mato Grosso, com impostos e taxas, mais acima de tudo, nós geramos muitos empregos e rendas nas regiões mais distantes do Estado e levamos dignidade aos povos da floresta”, finaliza.