Trabalhadores poderão realizar exames preventivos na sede da empresa e os resultados saem na hora

Os trabalhadores das indústrias de base florestal da região norte de Mato Grosso poderão realizar exames laboratoriais para detectar três tipo de doenças. Os serviços, oferecidos pelo Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde, são gratuitos e os resultados saem na mesma hora.

A iniciativa do Simenorte faz parte da Campanha de Saúde na Indústria, que teve que ser paralisada no ano passado e agora foi retomada seguindo todos os protocolos de segurança. De acordo com o presidente do Sindicato, Frank Rogieri de Souza Almeida, este tipo de parceria traz benefícios para todos os envolvidos, indústrias, trabalhadores e para o serviço de saúde pública.

“A realização de exames preventivos é forma mais eficiente e barata de tratar as pessoas doentes, porque você identifica o problema antes dos sintomas e ainda previne que outras pessoas sejam contaminadas. O trabalhador ganha em saúde, a indústria evita que seus empregados sejam afastados e o serviço público reduz os custos com tratamentos”, explica Frank Rogieri.

Nesta etapa da Campanha, os exames oferecidos são para detectar dois tipos de hepatite, Sífilis e HIV, doenças que podem ser transmitidas, mas que possuem tratamentos eficientes, principalmente quando iniciados precocemente.

Para receber a equipe na indústria, o setor administrativo deve fazer o agendamento no Simenorte, pelo telefone (66) 3521-8847 ou (66) 99943-8909. Por medida de segurança, estão sendo realizadas até três visitas por semana.

Agradecimentos a equipe do SAE-CTA: Michelle M. Duenha, Emiliana A. Batista Severo, Alex Leandro Schweig e Ana Kimyama.