O Simenorte realizou doações de xilotecas, ao todo foram doados 80 exemplares para órgãos públicos, empresas do setor de base florestal, entidades e universidade. Essa iniciativa objetivou mostrar para a sociedade o quão importante é preservar os recursos naturais, e em especial as espécies de madeiras.

“Para nós é motivo de grande orgulho poder entregar essas xilotecas. Estamos proporcionando conhecimento e levamos informação para muitas pessoas. A partir deste material as pessoas poderão conhecer melhor as espécies da nossa região”, explica o presidente do Simenorte, Frank Rogieri de Souza Almeida.

Xilotecas são coleções botânicas constituídas por amostras de madeiras obtidas, catalogadas e armazenadas segundo técnicas específicas. A origem da palavra vem do grego xýlon, que significa “madeira”, mais theke, que quer dizer “caixa” ou “coleção”.

Ainda de acordo com Almeida, essa ação mostra que o Simenorte trabalha focado na sustentabilidade. “Estamos mostrando as espécies de madeira e o nosso compromisso com a sustentabilidade”, finaliza.