Campanha atende colaboradores das empresas de base florestal; em Alta Floresta, cerca de aproximadamente mil trabalhadores de 25 indústrias serão atendidos

O Simenorte – Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso – começou no início desta semana, dia 15, a Campanha Saúde na Indústria, em parceria com a Vigilância Epidemiológica do município e a Faculdade de Alta Floresta.

O objetivo da ação é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores das indústrias do setor de base florestal. Conforme o Presidente do Simenorte, Frank Rogieri, a entidade se preocupa com a saúde dos colaboradores das empresas associadas e esta iniciativa leva atendimentos a centenas de trabalhadores, visando à prevenção e orientando para que eles possam ter uma qualidade de vida cada vez melhor.

Faz parte da programação anual do Simenorte, desenvolver ações no campo da saúde para os trabalhadores das empresas do setor. No entanto, no ano passado devido a pandemia, as ações não puderam ser realizadas, mas este ano, o Sindicato empreendeu esforços para viabilizar a retomada das campanhas de prevenção para saúde dos trabalhadores.

A equipe que realiza a ação vai até a indústria levando o atendimento aos funcionários. É realizada imunização com a aplicação da vacina da gripe-H1N1 [para quem está no grupo que já pode ser vacinado], febre amarela, antitetânica, testes glicêmicos e aferimento da pressão arterial de todos os colaboradores.

“Nos deslocarmos até as indústrias agiliza e facilita o atendimento e traz conforto para o trabalhador que é atendido no seu local de trabalho. Autorizando a campanha, o empresário permite que a equipe de saúde possa atender um número maior de pessoas. É uma ação muita ampla”, observa Frank.

A campanha começou por Alta Floresta, mas será estendida para as indústrias do segmento nos 6 municípios de abrangência do Simenorte, até o mês de novembro. Em Alta Floresta pretende-se atender 100% dos colaboradores, cerca de aproximadamente mil funcionários em 25 empresas associadas.

Serão atendidas indústrias de Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e do Distrito de Japuranã. “Iniciamos a Campanha com os testes rápidos que foi em parceria com SAE-CTA (HIV, Sífilis, Hepatites), a segunda fase é a imunização e prevenção em parceria com a Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e com os acadêmicos do Curso de Enfermagem da FADAF. Está previsto após o término da segunda fase, a campanha odontológica, mais ao final do ano. Nossa meta é cuidar da saúde destas pessoas. Há colaboradores que tem diabetes, são hipertensos e não sabem. Levando este atendimento até o local de trabalho, facilita para que sejam atendidos. No caso de haver alguma alteração, o colaborador é orientado a procurar o atendimento de um médico em uma unidade de saúde. Portanto é uma prevenção muito importante”, analisa o Presidente do Simenorte.

O enfermeiro da Atenção Básica (Vigilância Epidemiológica), Rudney Leal dos Santos, destaca a importância da ação realizada pelo Simenorte. “Agora, quando ocorre a mudança climática, é muito importante a imunização, porque há muita incidência de pessoas gripadas e a imunização ajuda. Se o colaborador ficar gripado, não vai contrair a forma mais grave a doença ou até desenvolver uma pneumonia. Isto não vai acontecer. O controle da pressão arterial e da hiperglicemia, previne a pessoa de um possível acidente vascular cerebral (AVC), infarto, de complicações no coração, nos olhos, nos rins e nos nervos. A glicemia alta pode levar à morte. Para o trabalhador do segmento madeireiro é muito importante que as vacinas estejam em dia, principalmente a antitetânica”, enfatiza.

Conforme ele, também é uma oportunidade do colaborador, caso esteja com a vacinação atrasada, regularizar. “A população em geral, se acomoda e não tem preocupação em cuidar da saúde. E a Campanha de Saúde do Simenorte é muito importante, porque orienta e facilita o atendimento”, observa.

Conforme ele, não são todos os empresários que tem esta mentalidade de cuidar do trabalhador. “O setor madeireiro dá um exemplo. Achei muito interessante e não é sempre que vemos isso. É um exemplo aos empresários de outros segmentos, que possam analisar e fazer também”, disse.

As Campanhas de Saúde realizadas pelo Sindicato, são estimuladas através de Projetos idealizados pela Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT), muitas também são realizadas em parceria com o SESI e SENAI.