A história do Dia do Trabalho surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, quando muitos trabalhadores foram às ruas para protestar contra jornada exaustiva diária. Em consequências aos protestos, a França decretou 1º de maio como feriado nacional. Logo após, diversos países passaram a tomar a mesma medida, inclusive o Brasil.

Muitas conquistas foram realizadas. Nas décadas de 1930 e 1940, o Presidente Getúlio Vargas, passou a utilizar o 1º de maio, não apenas para homenagear os trabalhadores, mas também para divulgar mudanças e benefícios trabalhistas através de instituições e leis.

A Diretoria e todos os associados do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (SIMENORTE) agradecem a todos os trabalhadores, em especial das Indústrias de Base Florestal.

O setor de base florestal tem grande influência econômica no Estado com a geração de empregos. Atualmente há 1.006 Indústrias e comércios que empregam cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente. Ao todo, 44 municípios mato-grossenses têm como base econômica a atividade florestal, colocando o setor na 4ª posição no ranking da economia estadual.

Todas as conquistas e avanços no setor são dedicados aos valorosos trabalhadores dessa área, que muito tem contribuído para a modernização e expansão para o mercado interno e externo, com responsabilidade, dignidade e compromisso.

O Dia do Trabalhador é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.

Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias.

Através do trabalho conquistamos respeito e realizamos sonhos.

 “A você, que com o suor do seu trabalho contribui para o crescimento e desenvolvimento do setor de base florestal, nosso muito obrigado”.