Em 10 de outubro de 1997, nascia o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso ou simplesmente Simenorte. Ao longo desses anos passamos por muitos momentos. Muitas histórias, mais do que isso, muita superação.
Se chegamos até aqui, não foi por acaso. A cada novo dia surgiam novos desafios, que nos fizeram crescer e nos unir cada vez mais. Somos o reflexo e resultado dos nossos empresários. Não apenas empresários, nossos associados são empreendedores. Pessoas que acreditaram em nossa região, pessoas que acreditaram no setor de base florestal.
Os desafios nos fizeram ter a certeza de que nossa união faria a diferença. Ao longo de nossa história tivemos vários presidentes, com diferentes formas de pensar, mas sempre com um único objetivo, buscar sempre o melhor para o setor. Ao longo dos anos o mundo mudou e, através da nossa eficiência e compromisso com o desenvolvimento sustentável, também fomos capazes de nos adaptar.
Nesse momento precisamos citar nossos heróis, que apesar de não usarem capas, colocaram-se a disposição da nossa entidade. Obrigado Jairo de Carli, o senhor foi o primeiro, e soube conduzir com maestria o nosso início. Aloir Librelato, Augusto Francisco dos Passos, Lindomar Elias Della Justina, Eleandro Josemar Kremer, Frank Rogieri S. Almeida, todos vocês foram homens que disponibilizaram seu tempo para ajudar a construir a nossa história. Ajudaram a construir a história do setor de base florestal.
Hoje, estou como presidente, para mim é uma honra representar nossa entidade e nossos associados. Mas, junto com este sentimento, vem também uma grande responsabilidade. Nossos desafios são diários, e sei o quão importante é o trabalho que realizo. Saibam meus amigos que a autocobrança é diária, pois, vocês depositaram em mim a missão de defendê-los.
E, hoje não defendo somente uma entidade, eu defendo uma história, uma ideia, uma filosofia de trabalho. Mas, não somente uma entidade, também pensamos em seus colaboradores. Afinal, não há um setor forte, sem colaboradores engajados e que acreditam em nosso setor.
Despeço-me, primeiramente agradecendo a Deus por me proporcionar sabedoria para conduzir os trabalhos. Também quero agradecer minha família por me apoiar em todos os momentos. E, finalizo ao agradecer nossos parceiros institucionais e nossa sociedade que faz parte da área de atuação do Simenorte, por nos apoia em diversas ações.
Que venham mais 26 anos de história. Que os nossos próximos presidentes possam também deixar sua contribuição e sua marca dentro do setor de base florestal. Somente através da união seremos capazes de escrever novos capítulos desta linda história.
*Ednei Blasius, presidente do Simenorte e Cipem