Assessoria/Simenorte, com informações da Assessoria de Imprensa do Cipem
Esta semana foi muito importante para o setor florestal de Mato Grosso. O Simenorte e Cipem receberam visita técnica de representantes do Banco do Brasil de Brasília, Alta Floresta e Sinop, onde, foram apresentadas demandas do setor e apresentados os trabalhos.
Além de uma reunião realizada presencialmente, também houve participação de associados e entidades através de videochamada. Os representantes da instituição financeira visitaram indústrias em Alta Floresta e receberam explicações técnicas sobre o manejo florestal sustentável.
O empresário do setor de base florestal, Edwin Franz Brack, destaca o empenho conjunto do Simenorte e Cipem. “É um trabalho muito importante, que está levando informação sobre o setor e sua importância. Também estão conhecendo nossa cadeia produtiva”, disse.
Atualmente, o financiamento de investimentos em manejo dos recursos florestais está previsto no RenovAgro – anteriormente conhecido como Programa ABC – com prazo de até dois anos para pagamento nas operações de crédito e taxas de juros em torno de 7% ao ano (a.a.).
A linha Renovagro Ambiental é uma das três modalidades de crédito que compõem o Programa Renovagro. Além das atividades de manejo florestal, financia a recomposição de reservas legais e áreas de proteção permanente (APP) das propriedades.
Para o presidente do Simenorte e Cipem, Ednei Blasius, este é um momento importante, pois os representantes do Banco do Brasil tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do setor de base florestal. “Tivemos essa agenda e mostramos o setor de base florestal do nosso Estado, que contou com a participação de empresários do setor”, explicou.
Ednei ressalta que foi uma reunião produtiva, com troca de informações e apresentação da realidade dos empresários. “Apresentamos toda a cadeia produtiva, desde a origem, passando por todas as etapas do manejo, e inclusive, como são aplicadas as técnicas do manejo”, concluiu.