O Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) realizou a doação de cilindros de oxigênio para o sistema de saúde do Estado. O expressivo aumento na demanda pelo insumo ocasionado pela pandemia da Covid-19 colocou, na última semana, cerca de 30 municípios da região Norte mato-grossense em risco de ficar sem oxigênio nos hospitais.

Com os casos de contaminação pelo novo coronavírus ainda crescentes e uma fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) que chegou a mais de 200 pacientes, os associados do Simenorte se mobilizaram e aderiram à campanha do Governo de Mato Grosso com a doação de quatro cilindros de oxigênio.

“Sempre estivemos prontos para contribuir. O momento pede união de esforços e nos colocamos à disposição, tanto na aquisição de cilindros como para fazer com que eles cheguem aos hospitais. Conhecemos muito bem as dificuldades logísticas de Mato Grosso, especialmente no extremo norte, por isso sabemos dos desafios para a chegada dos insumos nos hospitais da região e da gravidade da situação”, comentou o presidente do Simenorte, Frank Rogieri de Souza Almeida.

Na segunda-feira (29), a principal fornecedora de oxigênio para o estado voltou a alertar sobre a necessidade de adoção de medidas urgentes informando que o quantitativo contratado, diante da proporção do crescimento da demanda, não será suficiente até o fim da contratação.

A ação Oxigênio Solidário, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou uma força tarefa junto ao setor empresarial e entidades representativas para socorrer os hospitais e garantir o fornecimento de oxigênio para tratamento dos pacientes.

Mato Grosso conta, nesta terça-feira (30), com 877 pacientes de Covid-19 internados em leitos de UTI e outros 1404 em enfermaria. Cada paciente utiliza, em média, quatro cilindros de oxigênio por dia.