No dia 10 de outubro, o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (SIMENORTE) completa 23 anos de fundação, atuando na defesa dos interesses das empresas do setor de base florestal, agregando 58 (cinquenta e oito) indústrias dos seis municípios do extremo norte do Estado. Desempenhando um papel importantíssimo para ajudar as empresas superarem os entraves do segmento, principalmente com relação à legislação.

O setor madeireiro é um dos principais segmentos econômicos do nosso Estado. O Brasil vem atravessando, ao longo dos anos, vários ajustes quanto à legislação e autorização de comércio de madeiras para obter ganho de competitividade nesse território de grandes oportunidades de consumo.

O Presidente do SIMENORTE, Ednei Blasius, que está concluindo o segundo mandato, destaca a importância do Sindicato para dar suporte aos empresários das indústrias, atuando interligado ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) e ao Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF). Para ele a importância do trabalho desenvolvido pelo Sindicato é primordial para ajudar a dar encaminhamento às demandas do setor. Ele faz uma avaliação bastante positiva destes 4 anos que estão sendo completados na presidência do SIMENORTE, com conquistas de grande importância para o segmento. “Foi um trabalho interessante, com a ajuda de todos os associados, porque ninguém faz nada sozinho. O Sindicato absorve as demandas setoriais da região, que na maioria dos casos, são similares a demais regiões de Mato Grosso. Organiza as informações e, quando não há possibilidade de resolver em Alta Floresta, reporta ao CIPEM. Demandas de nível federal, são direcionadas ao FNBF”, esclarece.

Ednei Blasius – Presidente do Simenorte

Todas as pessoas sabem a importância das florestas em nossas vidas, concordam com a necessidade de conservá-las, sabem o risco que representa perdê-las.

Diante da preocupação em mostrar que o setor de baste florestal é um forte aliado nessa tarefa, o SIMENORTE, CIPEM e demais Sindicatos está em campanha para divulgação publicitária sobre a importância do Plano de Manejo Florestal Sustentável. Esse Projeto tem como objetivo orientar e levar informações confiáveis à população. Desmistificar conceitos, aportar informações qualificadas e estimular o entendimento de um dos setores econômicos que mais sofrem pressão mundialmente, explica o Presidente.

Mato Grosso possui cerca de 3,7 milhões de hectares de florestas nativas privadas conservadas por meio de Manejo Florestal Sustentável, com expectativa de chegar a 6 milhões de hectares até 2030. A atividade é composta por mais de 3 mil empreendimentos florestais ativos, sendo cerca de 1.500 indústrias e comércios – que, juntos, empregam cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente. Ao todo, 44 municípios mato-grossenses têm como base econômica a atividade florestal, colocando o setor na 4ª posição no ranking da economia estadual, importante gerador de divisas.

O objetivo do SIMENORTE é organizar e fortalecer o setor. Incentivar a produtividade e o consumo consciente de madeira nativa e seus subprodutos de forma sustentável, com respeito à legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente.