O setor de base florestal gerou mais de 800 novos empregos diretos no extremo norte de Mato Grosso no ano de 2021.

Em seis municípios que integram a base do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), foram gerados 828 novos empregos diretos neste ano. Os municípios de abrangência e o número de novos trabalhos gerados foram: Alta Floresta (454), Apiacás (103), Carlinda (15), Nova Bandeirantes (140), Nova Monte Verde (97), Paranaíta (19).

As indústrias do setor de base florestal exercem um importante papel no desenvolvimento econômico e social, com participação fundamental no crescimento da economia, contribuindo com a geração de empregos, renda e na arrecadação de tributos.

Nestes seis municípios representados pelo Simenorte, são 71 estabelecimentos, sendo uma média empresa, 61 micro empresas e 9 grandes empresas. São mais de 2 mil empregos diretos, chegando a 5 mil indiretos, nestas cidades.

O presidente do Simenorte, Frank Rogieri de Souza Almeida, lembrou que o setor de base florestal é a quarta maior economia de Mato Grosso e participa ativamente das exportações, ajudando a compensar a Balança Comercial.

“Em Mato Grosso, são mais de 2.600 empresas que empregam mais de 19 mil trabalhadores. No ano passado, o setor teve um faturamento de US$ 129 milhões de dólares em exportações e o faturamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço) foi de aproximadamente R$ 92 milhões”, comentou.