Na tarde desta sexta-feira, dia 5 de maio, o representante do Banco Mundial, André Aquino, que faz parte de uma Comitiva Oficial, composta, ainda, por representes da Indonésia e República Democrática do Congo, esteve visitando algumas indústrias do setor de base florestal de Alta Floresta. A visita foi guiada pela Secretária Executiva do Simenorte, Kelen Brezovsky.

Ao conhecer a realidade do setor de base florestal da área de ação do Simenorte, o representante do Banco Mundial, busca entender os princípios do manejo florestal sustentável, desde a metodologia, até o processo legal e cadeia de custódia. Importante destacar que, no País em que está estabelecido, é adotada a modalidade de concessão florestal.

Para o presidente do Simenorte, Ednei Blasius, esta foi uma ótima oportunidade de mostrar de fato a realidade do setor. “O André fez da forma correta, ele veio ouvir na fonte como é o processo. Isso evita o desencontro de informações. Esse é o nosso papel, possibilitar que as pessoas tenham acesso a informação e possam conhecer nossa realidade”, pontua. Embora seja brasileiro, o representante do Banco Mundial, reside fora do Brasil há 18 anos.

Para o empresário Dioni Brezovsky Domiciano, que recebeu André Aquino, ter a oportunidade de conversar e explicar sobre o setor foi importante. “Ter a oportunidade de receber o representante de uma instituição tão importante no cenário mundial, e poder esclarecer todas as dúvidas faz a diferença para o nosso setor”.

Dioni explica que, uma ação como esta, reforça a importância do setor de base florestal e do manejo florestal sustentável. “Expliquei sobre o manejo, sobre as técnicas, processos. Ele também conheceu nossas instalações, foi uma tarde muito produtiva. É assim que se constrói um setor forte, levando informação, conhecimento e mostrando que praticamos sustentabilidade”, finaliza, Dioni.