As Indústrias de base florestal do município de Paranaíta associadas ao SIMENORTE – Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso, receberam as ações preventivas de saúde nessa última terça-feira, dia 19 de novembro.

O SIMENORTE em parceria com a Prefeitura Municipal de Paranaíta, através da Secretaria de Saúde do município, esteve visitando as indústrias associadas para realização das ações preventivas de saúde.

A cultura da Prevenção é uma rotina que o SIMENORTE tem levado para dentro das indústrias associadas. Todos os anos são realizadas ações preventivas básicas, como regularização da carteira de vacinação, testes glicêmicos e aferimento da pressão arterial.

A prevenção é algo que tem que fazer parte da cultura da empresa, o SIMENORTE tem contribuído nesse aspecto através desse Projeto.

Segundo o setor executivo do SIMENORTE, as orientações que são passadas aos colaboradores durantes essas ações de saúde são sobre os cuidados essenciais para uma vida saudável. Cuidados com a alimentação, controle do peso e a importância da atividade física. Priorizar bons hábitos mudando o estilo de vida é fundamental para melhorar a saúde e manter o corpo saudável para as atividades diárias. Precisamos estimular as pessoas a manter esses hábitos saudáveis, que é o mais desafiador quando se tem o costume de não praticar atividade física e não ter uma alimentação correta.

Muitas pessoas acreditam que só evitando doces vão prevenir o diabetes, o que não é verdade, fatores como a obesidade, gordura abdominal e hereditários, pode causar doenças como o diabetes e a hipertensão.

O Projeto Saúde na Indústria do SIMENORTE atendeu a todas as indústrias associadas no decorrer de 2019. Diante das necessidades de cada região, novas ações estão sendo planejadas para o próximo ano.

Foram atendidos 1.204 (um mil e duzentos e quatro) colaboradores das indústrias madeireiras. De acordo com os exames, os servidores da Secretaria de Saúde fizeram o encaminhamento de alguns colaboradores para consultas e exames mais detalhados como medidas preventivas.

As ações sendo realizadas no local de trabalho facilitam ao colaborador e ao empresário a agilidade dos atendimentos, pois a maior preocupação é que 90 % desses trabalhadores, não têm o hábito de procurar um Posto de Saúde ou um médico para fazer exames periódicos.

O SIMENORTE agradece o apoio do Prefeito Municipal Tony Rufatto, a Secretária de Saúde Andreia Fabiana dos Reis, a Enfermeira Jeane de Souza Pinheiro, a Nutricionista Thais Cristina Tavares, a Téc. de Enfermagem Valdinete Terezinha Bonato e ao Educador Físico Marco Antonio Tavares.