Nos próximos dias, terá início nos municípios da área de atuação do Simenorte, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). Essa iniciativa resulta de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciada em 1998.

“O PROCOMPI é realizado nos Estados das federações pelos SEBRAE locais. Ao todo, já foram atendidos 493 projetos, sendo 15 em Mato Grosso”, explica a Gerente de Sustentabilidade e Inovação do Sistema Fiemt, Ribenildes Carla Gomes.

Ribenildes explica que a proposta do PROCOMPI visa aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas. “Estamos chegando à área do Simenorte com o objetivo de fortalecer essas empresas”, acrescenta.

Dentro da metodologia do programa, estão inclusas a realização de cursos, palestras e consultorias. “Essas ações são sempre desenvolvidas com o apoio dos sindicatos, federação e Sebrae, com foco no aumento do faturamento e na melhoria da competitividade e produtividade das empresas”, destaca.

Para possibilitar o aumento do faturamento e tornar a empresa mais competitiva e produtiva, são estabelecidas estratégias como otimização dos processos, melhorias na saúde e segurança do colaborador, gestão financeira, entre outras. Importante ressaltar que essas ações são criadas em função de um grupo que será atendido, sendo no mínimo 15 empresas.