Na manhã de ontem, quarta-feira, dia 14 de junho, o presidente do Simenorte, Ednei Blasius, estava em Brasília, onde participou de uma reunião na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), representando o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF).
Entre as pautas tratadas estava a solicitação de esclarecimentos e acompanhamento das atividades oriundas da integração dos sistemas estaduais com o DOF+ e a implantação do sistema Sisflora 2.0. No que se refere ao DOF+, há uma preocupação dos empresários, quanto aos prazos de homologação.
Durante o encontro foram tratadas pautas de interesse do setor de base florestal. “Nós estramos trabalhando por uma melhoria continua do setor de base florestal. E, enquanto representante do setor, precisamos buscar o diálogo”, pontua Ednei.
O FNBF, entidade que representa o setor de base florestal do Brasil, congrega 24 entidades, que possuem mais de 3.500 empresas associadas. “Somos um setor importante da economia brasileira, e, estamos buscando trabalhar pelos empresários. Para tornar esse trabalho possível, precisamos buscar informações e estreitar as relações”, argumenta Ednei.
Outro ponto que preocupa o setor é a validade do DOF+rastreabilidade. Ednei explica que essa situação de bloqueio resulta em imensos prejuízos, pois caso haja devolução dos containers, há incidência de multa significativa, que é cobrada em dólar.
O presidente do Simenorte faz um balanço positivo do encontro. “Apresentamos algumas pautas importante do setor. Entendemos que, todo trabalho envolve o respeito. Tanto o IBAMA, como o FNBF, como o Simenorte, são entidades sérias, idôneas, e isso fazem a diferença”, finaliza.
Estiveram presentes na reunião, além do presidente do Simenorte, Valdinei Bento dos Santos, Gleisson Tagliari, Fernanda Simões, a Diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta do IBAMA, Lívia Karina Passos Martins; o Diretor Técnico da Aimex, Deryck Pantoja Martins; e a Coordenadora Geral Substituta da CGFLO/DBFLO, Fernanda Simões.