O presidente do Simenorte e Cipem, Ednei Blasius, participou na terça-feira, dia 12 de setembro, de uma reunião de alinhamento do estudo de atualização do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Mato Grosso (ZSEE/MT 2018). O encontro foi realizado pela Universidade Federal de Viçosa.
Na ocasião foram apresentados os resultados da atualização do conjunto de publicações: Caderno 1 – ZSEE: Metodologia Geral e Cenários; Caderno 2 – ZSEE: Estudo Ambiental; Caderno 3 – ZSEE: Estudo Social; Caderno 4 – ZSEE: Estudo Econômico e Caderno 5 – ZSEE: Proposta e Estratégias de Implementação.
“O Cipem faz parte da Comissão Geral de validação da atualização dos resultados, e nossa atenção está voltada para repensar a apropriação dos recursos naturais mato-grossense e o modelo de desenvolvimento que desejamos para o futuro, possibilitando a utilização de seus potenciais naturais e gerando melhoria na qualidade de vida para a sociedade”, disse Ednei.
De acordo com o presidente, os participantes partiram do entendimento de que a ocupação territorial deve propiciar um equilíbrio entre a dinâmica natural e a socioeconômica. Ednei explica que os debates na reunião com o grupo de trabalho contaram com participação do Sistema Famato, Sistema Fiemt e Aprosoja, foi produtiva. Acreditamos que até dezembro, o estudo com proposta definitiva será entregue ao Governador Mauro Mendes.