Foi realizado na quarta-feira, dia 8 de março, em São Paulo, o Workshop: Madeira Sustentável – O futuro do mercado. O evento é uma iniciativa do Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).
Dentro da proposta do workshop estava os benefícios do manejo florestal. O evento contou com palestras e exposições. Além de empresas do seguimento de base florestal, também estiveram presentes arquitetos, ambientalistas e empresários do setor.
Presente no encontro, o presidente do Simenorte, Ednei Blasius, faz uma avaliação positiva do workshop. “Encontro como este mostram que nosso setor é sustentável. Mostra que estamos no caminho certo e temos muito para crescer ainda”, destaca.
De acordo com o Fórum Florestal, a presença dos arquitetos, engenheiros, designers de interiores, lojistas que vendem madeira nativa, professores e estudantes, foi justamente mostrar que o setor é sustentável, e, tudo isso foi mostrado através de números e evidências.
Além das ações sustentáveis que o setor de base florestal coloca em prática no dia a dia, os empresários do setor de base florestal são responsáveis por empregar mais de 700 mil pessoas, através de empregos diretos e indiretos, o que representa 1,5% do registro de empregos formais.
Para Ednei não há dúvidas da importância econômica e ambiental do setor. “O setor de base florestal é referência. E, do ponto de vista econômico, além da geração de empregos, temos produtos competitivos. O workshop foi importante por contar com participação de arquitetos, engenheiros e profissionais que trabalham com projetos e com a construção civil”, explica.
O presidente do Simenorte finaliza ao agradecer a organização do workshop. “Deixo aqui em nome do Simenorte os nossos agradecimentos ao Cipem e Fórum Florestal, pela organização do evento. Esse workshop trouxe uma nova visão de mercado, e chegou até o público que é de interesse do mercado”, finaliza.