Foi realizado no período de 9 a 11 de agosto, a 5ª Expo Forest (Feira Florestal Brasileira). Nos últimos anos há um investimento em novas fronteiras florestais com o aprimoramento de técnicas, uso de tecnologias e investimentos em pesquisas.

A Expoforest nasceu dentro deste contexto ainda em 2008, quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba, Estado do Paraná. Em 2011, ela alcançou outra proporção tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina. Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.

Presente na feira a jornalista da Embrapa Florestas, Kátia Regina Pichelli, destaca o trabalho da entidade e do setor de base florestal. “Temos uma parceria com o setor de manejo florestal sustentável. Quando fomos montar nosso stand de pesquisas, não poderíamos deixar de fora esse setor”, comenta.

Kátia explica que manteve contato com o Cipem, pois, a entidade possui muitos conteúdos didáticos e interessantes, como por exemplo, material em realidade virtual.

“Temos que divulgar que o manejo é importante, que ele [manejo] é sustentável. Há uma consonância de pensamentos. Essa parceria deu muito certo”, pontua.

Segundo a jornalista essa participação do Cipem foi importante para trazer essa mensagem do manejo florestal sustentável para o público. “É um trabalho de formiguinha. Mostrar esse uso sustentável, mostrar esse conceito. Mostrar que o manejo florestal da Amazônia é sustentável”, disse.

Kátia finaliza ao destacar que foi possível passar a mensagem de sustentabilidade do setor. “Conseguimos trazer essa mensagem para o público do manejo florestal sustentável, num trabalho que é de formiguinha, desde uso, deste conceito. Do manejo é que é responsável da floresta amazônica”.