Desde o início da pandemia de Coronavírus que ainda vem se alastrando pelo mundo, muitas pessoas foram impactadas, não somente pela ameaça de infecção, mas também pela ameaça econômica que já começa a abalar empresas de diversos setores.

A vacinação é a melhor prevenção e os números de novas infecções comprovam esta afirmação, mas mesmo quem está vacinado não está livre de contrair o vírus e de ser um retransmissor da doença.

O SIMENORTE (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Extremo Norte de Mato Grosso) está realizando testes de Covid em colaboradores de 25 indústrias de do setor de base florestal de Alta Floresta, ao todo serão aproximadamente 600 testes  de antígenos realizados.

Os testes estão sendo realizados nesta última semana do mês de agosto e a primeira semana de setembro. Segundo o sindicato, a realização desses testes de Covid foi um pedido da Secretária de saúde do município e tem por objetivo verificar entre os colaboradores se tem pessoas assintomáticas, que não estão sentindo os sintomas, mas podem estar transmitindo o vírus.

Os testes realizados nos colaboradores das Indústrias madeireiras é o antígeno. Quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes de COVID-19 e também em pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo, o resultado sai em 15 minutos.

O teste de antígeno é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.  Existem outros tipos de testes para COVID-19, mas o teste de antígeno é o mais rápido em relação aos demais.

O SIMENORTE tem por excelência realizar diversas campanhas de cuidados com a saúde dos colaboradores das indústrias do setor de base florestal, sempre buscando o bem estar de cada servidor e proporcionando melhor qualidade de vida e de trabalho.

O SIMENORTE informa que os testes não são obrigatórios e cada colaborador tem que autorizar a realização do teste e ainda assinar um termo.

Trata-se de mais uma ação de saúde desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Alta Floresta. Priorizando a saúde e segurança do trabalhador.