A Amazônia brasileira é uma das principais regiões produtoras de madeira tropical no mundo. A exploração e o processamento industrial de madeira estão entre suas principais atividades econômicas – ao lado da mineração, da agricultura e da agropecuária. O setor madeireiro impulsiona de forma direta a economia de dezenas de municípios da Amazônia.

Alta Floresta, fundada no bioma amazônico, ao extremo norte de Mato Grosso, teve na exploração de madeira uma das principais atividades econômicas no final da década de 70, quando a cidade foi fundada, se estendendo pelas décadas de 80 e 90.

O empresário do ramo madeireiro, Dioni Brezovsky Domiciano, conta que chegou em Alta Floresta no ano de 1994 e que sua família, veio para trabalhar com lavouras de café. “Logo depois, abrimos no município uma transportadora e através desta atividade eu conheci o pessoal que trabalhava no ramo de madeira e fui me interessando por esta atividade. No início comecei a trabalhar com compra e venda de madeiras e no ano de 1999, montei um depósito de madeira e em 2020, uma serraria”, conta o empresário.

Dione enfatiza que esta atividade comercial, ao longo de sua história na região, passou por muitos períodos difíceis. Lembra que um período complicado foi a adaptação do IBAMA para a SEMA. “O SIMENORTE e o CIPEM tem uma atuação muito importante na orientação e na defesa dos empresários do setor de base florestal. Com isso, facilitou muito o entendimento e o comprometimento que o setor atravessou neste período”, disse o empresário.

“O Sindicato aproxima os órgãos das indústrias. Antigamente o IBAMA chegava numa indústria madeireira, todo mundo ficava com medo. Hoje não. A SEMA chega, nós dialogamos e temos condição, através do SIMENORTE e do CIPEM, de expor a nossa situação. Os madeireiros não são vilões ou bandidos e sim empresários que fortalecem a nossa região”, complementa.

Na opinião do empresário, o SIMENORTE e o CIPEM são os órgãos responsáveis para a continuidade das atividades das indústrias madeireiras na região. “As pessoas que estão à frente do sindicato estão buscam melhorias para o setor e lutam pelos nossos interesses, principalmente na legalização. O setor de base florestal tem se atualizado e fazendo um trabalho satisfatório na preservação da floresta, principalmente com os Planos de Manejo, dando mais vida útil ao negócio do ramo florestal”, esclarece.

Dione faz um alerta a população, afirmando que o madeireiro é um guardião da floresta. “Existe uma inverdade em cima do madeireiro quando dizem que esta atividade é destruidora da floresta. Na verdade, nós preservamos a floresta, porque com o Plano de Manejo Sustentável, só colhemos da floresta o que realmente está maduro, ao ponto que ela se renove. Desta forma, também mantemos a nossa atividade. Da madeira que é retirada é aproveitado tudo. Ela é beneficiada, o resíduo é destinado para as indústrias, fazendo com que 100% da madeira extraída da floresta tenha sua destinação correta,” disse o empresário.

Sobre o atual momento econômico da região, Dione diz que que a atividade madeireira não é mais a principal fonte econômica do município. “Ela ainda contribui muito para a nossa região, mas diminuiu o número de indústrias madeireiras, por conta da escassez de madeiras próximas do município, mas um ponto positivo para quem está nesta atividade é que tivemos que nos especializar e passamos a dar mais valor à madeira”, finaliza.

Edemar Luiz Savariz
Reportagem