Foi apresentado na quinta-feira, dia 11, na Unidade do Sebrae de Alta Floresta, aos empresários do setor de base florestal e indústria moveleira, as metodologias e benefícios do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). Trata-se de uma realização do Sebrae e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e conta com o Simenorte, CipemMT, Senai, Simonorte e Fiemt.

A Gerente de Sustentabilidade e Inovação do Sistema Fiemt, Ribenildes Carla Gomes, pontua sobre a importância deste encontro. “Foi a pactuação das empresas com o compromisso de participar do projeto. A próxima etapa a ser seguida é a definição dos planos de ação que serão aplicados, e o cronograma dessas ações”.

Ribenildes explica que haverá toda uma jornada de atividades que engloba a parte financeira, palestras, além de marketing digital e e-commerce. Em sua essência, o PROCOMPI visa trazer uma nova perspectiva de mercado para as empresas participantes.

O Analista de Relacionamento do Sistema Fiemt, Paulo Apoitia, destaca a história do PROCOMPI. “É uma iniciativa que já existe desde 2000. Ele veio para contribuir com o desenvolvimento das empresas, onde é possível aumentar o lucro de uma empresa em até 20%”. Esse aumento da lucratividade baseia-se na redução dos custos operacionais e na redução do desperdício de matéria-prima.

O Presidente do Simenorte e CipemMT, Ednei Blasius, destaca que, tanto o Simenorte quanto o CipemMT, entendem que há uma necessidade de apoiar os empresários, e esse apoio pode vir na oferta de estratégias que melhorem a operacionalidade das empresas. “Com esse programa há a otimização de processos, geração de resultados. Criamos sistemas mais efetivos e eficientes. O setor da indústria é muito importante, pois gera emprego e renda”, finaliza.