Um novo ano começará e com ele novas oportunidades de fazer diferente. Mesmo as indústrias que contam com maior automação industrial, acidentes ocupacionais é um problema. Além disso, um novo cenário surgiu em 2019. Com a chegada do eSocial, os Programas de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) já devem ser registrados no sistema pelas indústrias de acordo com cada grupo. Diante disso, os empregados a partir de 2019, tiveram novos desafios, além de reduzir o número de acidentes nas empresas, precisam colocar em dia todos os treinamentos de segurança.

O Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (SIMENORTE) está desenvolvendo um Projeto na área de Saúde e Segurança do Trabalhador para 2020 com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT). É a criação de uma agenda positiva para fomentar a elaboração e implementação do Programas de Saúde e Segurança nas indústrias madeireiras. Em momento oportuno, no último dia 03 de dezembro, o Presidente Ednei Blasius, esteve com o Procurador Dr. Marcel Bianchini Trentin, na qual o Ministério Público do Trabalho disponibilizou para fazer parte do ciclo, por meio de explicação. O evento abrangerá a base dos municípios que fazem parte do Sindicato: Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.

O SIMENORTE, em apoio aos seus associados, estará disponibilizando aos empresários capacitações e treinamentos nas áreas de atuações necessárias mediante as demandas que serão apresentadas. É de conhecimento dos associados e da sociedade que o SIMENORTE já desenvolve anualmente, o Projeto Saúde na Indústria com várias ações preventivas de saúde direcionadas em benefício dos colaboradores.

O objetivo do desenvolvimento desse trabalho é conscientizar os empresários e trabalhadores sobre a importância da Segurança no Trabalho, mudar a cultura e levar em consideração os riscos que são apresentados como um conjunto de medidas que, caso não foram adotadas, deverão ser adequadas para prevenção de acidentes e das doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário.

O Projeto do SIMENORTE aos associados priorizará capacitar à mão de obra existente de forma competente e saudável. Mostrar que os incentivos sendo cumpridos, aumenta a permanência de vida ativa durante muito mais tempo.

Empresas que atuam em Alta Floresta e região na área de Segurança e Saúde do Trabalho serão convidadas a participar da agenda de palestras.

O Presidente do SIMENORTE, Ednei Blasius, citou a importância de uma cultura de segurança. Garantir o uso dos EPIs. É básico, mas não custa lembrar. Devido à autoconfiança, muitos trabalhadores deixam de usar os EPIs durante o trabalho. Reportar os riscos será um dos temas do Projeto. Um quase acidente, pode vir a ser uma ocorrência no futuro. Trabalhadores mais preocupados com a saúde são mais motivados e produtivos. É importante que chegue ao conhecimento de todos os empresários do setor, que o evento será aberto para todas as indústrias madeireiras, independente de fazerem parte do Sindicato. Essa será a medida inicial adotada para orientar as indústrias que ainda não estão trabalhando de acordo com as Normas Regulamentoras (NRs), façam suas adequações.