Com a presença do Presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, Unidade do Senai é inaugurada em Alta Floresta

Na noite de terça-feira, 24, um sonho antigo do segmento da indústria de Alta Floresta, se tornou realidade, com a inauguração da Unidade do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial]. A Unidade, equipada para qualificar, atualizar e profissionalizar, tem como missão, promover transformação social na comunidade alta-florestense, com os cursos disponibilizados. Também representa um importante avanço para o futuro das empresas, com oferta de mão de obra qualificada para atender as necessidades da produção.

 O Presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, que participou na cerimônia, destaca a importância da entrega da unidade do Senai para a sociedade, pronta para a formação profissional, proporcionando oportunidades para as pessoas.

“Temos o DNA da indústria em nosso coração e a vontade de ajudar a toda a região de Alta Floresta, todos os segmentos, a caminharem cada vez mais depressa e com técnica e precisão. Este empreendimento abre suas portas e começa a transformar vidas”, disse Gustavo.

Situada na Avenida Perimetral Deputado Rogério Silva, em uma sede de estrutura ampla e design moderno, a unidade está distribuída em uma área construída de 1,2 mil metros quadrados e terreno de 10 mil metros. Sua capacidade de atendimento é para até 750 alunos por dia, sendo 250 alunos em cada turno.

A unidade do Senai abre suas portas atendendo turmas do novo Ensino Médio das Escolas Estaduais Rui Barbosa e Escola Estadual Jardim Universitário, por meio de uma parceria com a SEDUC. Os alunos frequentam de duas a três vezes por semana, os cursos do Senai.

Para jovens, adolescentes e até adultos interessados, há cursos de curta duração, para prepará-los para a iniciação profissional.

Carlos Braguini, Diretor Regional do Senai, que empreendeu importante esforço para a unidade ser concluída, externou que se sente feliz em poder entregar um Senai preparado para qualificar as pessoas da cidade.

“A qualificação possibilita que as pessoas possam ter oportunidade de trilhar por novos caminhos, e o Senai aqui foi preparado para acolher as pessoas que esperam por esta transformação”, disse.

O vice-presidente da Fiemt e Presidente do Sindicatos dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), Frank Rogieri de Souza Almeida, fez um agradecimento a todas as pessoas e órgãos públicos que contribuíram para que a unidade do Senai se transformasse em uma realidade em Alta Floresta.

Fez questão de citar a Prefeitura e Câmara Municipal, a família Riva, colonizadora da cidade, através Sra. Cristine, que fez a doação do terreno, além de seus antecessores na entidade.

Para ele, com o Senai e as empresas acreditando na qualificação profissional, será possível construir juntos, uma mão de obra preparada para o progresso industrial da nossa região.

“Superamos as dificuldades e hoje temos a Unidade do Senai, que proporcionará oportunidade de profissionalizar e qualificar jovens, adolescentes, crianças e aqueles que não tiveram meios de estudar quando jovens, o podem fazer agora. A oportunidade está aqui e quem acreditar, podem vir pra cá porque o Senai está pronto, esperando por você!”, conclamou.

Conforme Frank, as duas Escolas Estaduais de Alta Floresta [Rui Barbosa e Universitário], que farão o Ensino Médio Técnico em Informática no Senai, os alunos sairão formados.

Informou também que já estão abertos os cursos modulares. De acordo com Frank, houve uma reunião com empresários de Alta Floresta, e ficou acertado que estes irão apresentar suas demandas para o Senai, com relação a necessidade de mão de obra qualificada.

“Se o curso indicado já tiver o laboratório pronto, já poderá iniciar, caso contrário, há duas salas na Unidade que podem ser adaptadas para receberem novos cursos. Poderão ser ofertados os Cursos de Mecânica, Elétrica de Construção, Elétrico Industrial (Eletrotécnica), para atender frigorífico, armazém, secador, Montagem de Móveis e tem também a parte de qualificação de mestre de obra para a Construção Civil (Edificações). Conforme forem surgindo às demandas, os cursos serão viabilizados. São os empresários que irão apresentar as demandas”, disse o vice-presidente da Fiemt.

Para o Presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte do Estado de Mato Grosso (Simonorte), Leonardo Marcondes, a chegada do Senai é essencial para aumentar a competitividade das empresas locais. “É a oportunidade para melhorar a qualificação do quadro de colaboradores das nossas indústrias e da comunidade, consequentemente melhorar a remuneração”, disse.

Também participaram da inauguração, Vereadores, Secretários Municipais, Empresários e representantes da sociedade organizada.