O Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (SIMENORTE), em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), iniciou essa semana a entrega de 700 (setecentas) máscaras de pano, como barreira física de proteção contra a COVID-19 para os colaboradores pertencentes às indústrias associadas ao SIMENORTE.

O Ministério da Saúde divulgou orientações sobre o uso de máscaras para ajudar na prevenção contra o novo coronavírus, a utilização dos modelos de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença. Desta forma, os equipamentos para proteção dos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes, ficam destinados a este fim.

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras.

Seguindo o Plano de Ação estabelecido pelo Sindicato, essa é uma das medidas que atende ao Decreto 437/2020 do governo do Estado de Mato Grosso, que tornou o uso obrigatório de máscaras de pano, nas ruas e locais públicos a partir do dia 13 de abril.

Essa é uma ação específica para prevenção da propagação da COVID-19, seguindo o tema da Campanha “Eu cuido de você. Você cuida de mim”.

O acessório foi produzido a pedido do CIPEM, é lavável, permitindo a reutilização, contêm duas camadas de tecido de malha de algodão penteado, com 170g por m2, e suporte elástico para prender nas orelhas.

A proposta é diminuir ao máximo os riscos de contaminação pela COVID-19.

Segundo o Presidente do SIMENORTE, Ednei Blasius, “o setor madeireiro tem seguido todas as orientações das autoridades de saúde, incentivando o uso do acessório, cumprindo a risca o Decreto do governo do Estado.”

O setor tem conscientizado os colaboradores sobre todas as medidas de prevenção.