Conversamos com empresários do setor de base florestal. Os entrevistados foram com os proprietários da Bacaeri Florestal e Marupá Madeiras, dos municípios de Alta Floresta e Paranaíta, respectivamente.

“O Simenorte vem nos ajudando e essa ajuda se fortalece a cada dia. A entidade tem crescido muito e nos últimos anos ficou evidenciado esse crescimento. Parabéns Simenorte pelos seus 25 anos”, disse o proprietário da Bacaeri Florestal, Fernando Passos.

De acordo com Passos, esse crescimento está relacionado ao número de empresas que buscaram o Simenorte para se associar. O crescimento do Simenorte também está relacionado as ações que ele realiza. Hoje, através do Simenorte, com orientações repassadas aos associados, o manejo florestal sustentável é uma realidade. Essa estratégia possibilitou aos empresários fortalecer o setor de base florestal.

Para o empresário e proprietário da Marupá Madeiras, Valdir José de Oliveira, o Simenorte, ao longo dos anos tem feito muito pelo setor. “O Simenorte tem nos ajudado muito, e isso faz a diferença”, exemplifica.

Oliveira ainda reforça a importância dos empresários do setor de base florestal ser filiado ao Simenorte. “Que todos os madeireiros sejam associados do Simenorte. A entidade é muito importante, e, ao se associar, a entidade se fortalece e o setor de base florestal ganha”, disse.

Segundo os empresários, com o apoio do Simenorte e do Cipem (Centro das Indústrias Produtores e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), os empresários do setor de base florestal, o setor possui uma referência. Outra estratégia aprovada pelos empresários, que foi adotada pelo Simenorte, é a realização de campanhas institucionais, que, na opinião dos empresários, contribuiu para quebrar preconceitos.  Na visão dos empresários essas campanhas mostraram que o setor é sustentável.