
O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal é uma entidade representativa de abrangência nacional, criado em 1999, para defender e representar todo o setor relacionado à atividade florestal no Brasil. Atualmente, fazem parte do FNBF 24 entidades (Acre, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Rio de Janeiro, Amazonas e Roraima). Juntas, essas entidades congregam mais de 3.500 empresas associadas.
A nova gestão almeja aumentar a representatividade por meio da agregação de todos os Estados com vocação florestal, o que começa a se concretizar, após a realização do “I Encontro Nacional do Setor de Base Florestal”, realizado em novembro de 2019, cujos frutos começaram a ser colhidos com três novos associados ao FNBF lotados nos Estados do Amazonas, Pará e Acre. O objetivo do evento era fomentar o debate acerca das estratégias e possíveis soluções para o fortalecimento do setor, que exerce papel importante na pauta econômica nacional. Ocupa a 4ª posição no ranking da economia local, gerando emprego e distribuindo renda a mais de 90 mil pessoas. A madeira é a base econômica de 44 municípios no Estado de Mato Grosso. Congrega mais de 5 mil produtores e mais de mil Indústrias e comércios mato-grossenses.
O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal tem como missão, identificar e discutir questões relevantes que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do setor de floresta brasileiro.
Mesa diretora:
Presidente: Frank Rogieri de Souza Almeida (CIPEM/MT) (SIMENORTE/MT)
1º Vice-Presidente: Gleisson Omar Tagliari (SINDUSMAD/MT)
2º Vice-Presidente: Murilo Souza Araújo (UNIFLORESTA/PA)
3º Vice-Presidente: Diógenes Artuso (Di Artuso Indústria Madeireira Eireli/AC)
4º Vice-Presidente: Sérgio Augusto Amed e Silva (SINDMAD/AM)
5º Vice-Presidente: Paulo Jair Kreuz (FIERO/RO)
6º Vice-Presidente: Oneber de Magalhães Queiroz (SINDIMADEIRAS/RR)
Tesoureiro: Rafael José Mason (CIPEM/MT)