Frank Rogieri de Souza Almeida, vice-presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (SIMENORTE), foi eleito, por unanimidade, no dia 17 de janeiro, como novo Presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF). A principal entidade representativa do setor de base florestal brasileiro agora tem uma nova diretoria para o triênio de 2020/2023. Frank assume o cargo com a missão de ampliar a base associativa e defender as pautas do setor junto ao governo federal.

O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal é uma entidade representativa de abrangência nacional, criado em 1999, para defender e representar todo o setor relacionado à atividade florestal no Brasil. Atualmente, fazem parte do FNBF 24 entidades (Acre, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Rio de Janeiro, Amazonas e Roraima). Juntas, essas entidades congregam mais de 3.500 empresas associadas.

A nova gestão almeja aumentar a representatividade por meio da agregação de todos os Estados com vocação florestal, o que começa a se concretizar, após a realização do “I Encontro Nacional do Setor de Base Florestal”, realizado em novembro de 2019, cujos frutos começaram a ser colhidos com três novos associados ao FNBF lotados nos Estados do Amazonas, Pará e Acre. O objetivo do evento era fomentar o debate acerca das estratégias e possíveis soluções para o fortalecimento do setor, que exerce papel importante na pauta econômica nacional. Ocupa a 4ª posição no ranking da economia local, gerando emprego e distribuindo renda a mais de 90 mil pessoas. A madeira é a base econômica de 44 municípios no Estado de Mato Grosso. Congrega mais de 5 mil produtores e mais de mil Indústrias e comércios mato-grossenses.

O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal tem como missão, identificar e discutir questões relevantes que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do setor de floresta brasileiro.

Mesa diretora:

Presidente: Frank Rogieri de Souza Almeida (CIPEM/MT) (SIMENORTE/MT)
1º Vice-Presidente: Gleisson Omar Tagliari (SINDUSMAD/MT)
2º Vice-Presidente: Murilo Souza Araújo (UNIFLORESTA/PA)
3º Vice-Presidente: Diógenes Artuso (Di Artuso Indústria Madeireira Eireli/AC)
4º Vice-Presidente: Sérgio Augusto Amed e Silva (SINDMAD/AM)
5º Vice-Presidente: Paulo Jair Kreuz (FIERO/RO)
6º Vice-Presidente: Oneber de Magalhães Queiroz (SINDIMADEIRAS/RR)
Tesoureiro: Rafael José Mason (CIPEM/MT)