Crédito de texto: Gabriela Carvalho/CIPEM
Crédito de foto: Andressa Amaral
A capital do Nortão foi palco da 7ª reunião Ordinária da diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), realizada na quinta-feira (21), na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad), em Sinop.
O encontro reuniu a diretoria do Cipem, do Sindusmad e associados do sindicato de base florestal para deliberar sobre pautas relacionadas à segurança e saúde dos trabalhadores da indústria florestal. Também foram debatidas medidas de fiscalização, monitoramento e controle ambiental por órgãos estaduais e federais, no caso Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de assuntos gerais dos sindicatos.
A contribuição do Cipem para melhoria da gestão florestal de Mato Grosso foi destaque da reunião, assim como os anúncios das feiras: ForMóbile, em São Paulo, e Carrefour International, na França, com objetivo de fomentar a matéria-prima e os produtos florestais nos mercados nacional e internacional.
O presidente do Cipem, Ednei Blasius, falou da colaboração entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) e o Cipem para realizar o levantamento, coleta, identificação e tombamento de 30 herbário de 32 espécies arbóreas nativas de interesse comercial. Para ele, esta é uma iniciativa relevante em prol da conservação e gestão sustentável dos recursos naturais do Estado.
“Conseguimos a participação de recursos da Sedec para reestruturar os herbários que é uma situação muito importante do setor florestal. Para evitar a extinção de espécies arbóreas nativas, o herbário será reconstruído para evitar que ocorra esse prejuízo no futuro. Outra grande conquista foi o recurso para se fazer a 5ª edição do Dia da Floresta, com a participação de representantes do Ibama e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), uma ação que demonstra, na prática, o Manejo Florestal Sustentável. Essa edição terá um diferencial: além de demonstrar o processo de manejo, transporte, a industrialização da madeira serrada, também vai apresentar o produto acabado, como: deck, forro, lambril, entre outros. Um produto que tem a pegada de carbono”, pontuou o presidente do Cipem.
O presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli agradeceu o apoio do Cipem junto ao sindicato e ressaltou a importância da participação nas feiras apresentadas pela entidade. “Gratidão ao Cipem por nos trazer informações a níveis estadual e federal. Agradeço o apoio e por continuar fortalecendo a união entre as entidades. Vejo como primazia levar nossas matérias-primas a feiras internacionais e promover o uso desta em outros estados da federação”, destacou Antoniolli.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (Simno), Edvaldo Dal Pozzo, apresentou, durante a reunião, um novo produto elaborado a partir do pó de serra, desenvolvido por uma empresa privada, como um melhorador de solo.
“Hoje o pó de serra é um passivo ambiental, que gera problemas para as indústrias e prejudica o solo, e, partir desse produto, além de gerar lucro, será ecologicamente correto, vai fazer uma diferença enorme nas nossas indústrias florestais. Agora vamos aguardar a análise da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que irá emitir um laudo garantindo a eficácia do produto como um adubo orgânico”, explicou Dal Pozzo.