Na quinta-feira, 14, foi realizada na Fazenda Platina, em Santa Carmem, a 3ª edição do Dia na Floresta. O evento foi idealizado e organizado pelo CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso e pelo FNBF (Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal), com o apoio dos oito Sindicatos patronais, o governo de Mato Grosso através da Sema (Secretaria de Meio ambiente) e o governo federal através do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

O Dia na Floresta tem como didática, fomentar entre convidados de todo o Brasil a prática do Manejo Florestal Sustentável, permitindo assim ao participante, acompanhar todas as etapas deste processo, desde a escolha da madeira, medição, corte, colheita e transporte até a chegada do produto à indústria.

O evento contou com a presença do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, SESI, Ministério Público, IBAMA, SEMA e também estiveram presente seis embaixadores de países que importam madeira do estado do Mato Grosso.

A Indústria de base florestal do Estado de Mato Grosso é referência para o Brasil e para o mundo, produzindo de forma legal, em harmonia com o Meio Ambiente e gerando desenvolvimento econômico para todo o país.

Frank Rogieri Almeida, Presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e Presidente do SIMENORTE (Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso), destaca a importância da realização do Dia na Floresta. “O dia na Floresta é para quebrar paradigmas, levar a transparência e conhecimento a todos os agentes que participam da preservação ambiental brasileira, da execução do manejo florestal, da fiscalização, do controle e das vendas dos produtos florestais, para que possam fomentar ainda mais a aplicação dessa grande ferramenta de preservação ambiental, de preservação das florestas brasileiras, que é o Manejo Florestal Sustentável”, enfatizou.

Já o Presidente do CIPEM, Rafael Mason, observa que este foi o terceiro evento realizado. No entanto, nesta edição, estavam presentes representantes dos países importadores de madeira de Mato Grosso. “Trouxemos eles para conhecer o Manejo Florestal e a sustentabilidade do setor e a rastreabilidade dos produtos de Mato Grosso”, disse.

Miguel Barcenas, embaixador do Panamá no Brasil, elogiou a prática, definindo-a como uma “prática amigável ao meio ambiente” e reconheceu que a utilização do manejo permite a recuperação florestal, fazendo com que “a geração de madeira não pare nunca, e possa seguir contribuindo com o desenvolvimento de um importante estado como o Mato Grosso”.

“É um processo sustentável, amigável com o Meio Ambiente. É uma indústria que não é só para um, cinco ou dez anos, é um processo industrial com a proteção devida para que a geração de madeira não pare nunca, e possa seguir contribuindo para o desenvolvimento de um importante estado como o de Mato Grosso”, disse o embaixador.