Em face a situação em que todos nos encontramos, no dia 14 de abril de 2020, o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (SIMENORTE), deu início a mais uma etapa do Plano de Ação idealizado pelo CIPEM contra o COVID-19.

A fim de promover, de forma coordenada, ações que visem à preservação da saúde e do bem-estar dos trabalhadores das indústrias associadas, o SIMENORTE contratou uma Enfermeira, atual coordenadora do Curso de Enfermagem, Sra. Fernanda Silva, para estar à frente do ciclo de palestras sobre o COVID-19.

As informações repassadas nas palestras seguem as recomendações do Ministério da Saúde, alertando os colaboradores sobre as questões de higiene no ambiente de trabalho e em casa. As formas de contágio e os sintomas da COVID-19 (coronavirus).

Uma novidade é a mudança dos atendimentos nos Postos de Saúde, fato desconhecido por muitos colaboradores. O Comitê de enfrentamento ao COVID-19 em Alta Floresta, através da Secretaria de Saúde, teve que se adequar para atender aos possíveis pacientes da COVID-19. O Posto de Saúde Ana Neri localizado na Av. B, está atendendo exclusivamente, aos casos suspeitos. O PSF VIV Santa Bárbara, localizada na Praça Cívica, está atendendo as demais emergências de saúde, ambos com atendimento 24 horas.

Durante as palestras, também foi falado sobre a nova Campanha do uso obrigatório de máscaras. O governador Mauro Mendes lançou a Campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”. Nas indústrias o uso de EPIs é obrigatório, devido à nova Campanha, foi reforçada a necessidade do uso das máscaras para se proteger e evitar contaminação da COVID-19 (coronavirus). Dessa forma, proteger também as pessoas que estão no convívio. Foram feitas orientações sobre a forma correta de higienização antes e após o uso das máscaras, bem como, sobre o uso das máscaras de pano, no caso de quando as pessoas precisam sair de casa e não tem sintomas.

A máscara caseira não tem o poder de filtração, por isso que se recomenda que, quando for usar, evite tocar olhos, nariz e boca. É preciso trocar a máscara quando ela ficar úmida, e levá-la todos os dias. A higienização deve ser em uma solução com água sanitária, deixando entre 10 a 20 minutos na solução.

Fernanda Silva enfatizou a importância do uso da máscara “isso vai ajudar muito a diminuir a disseminação da doença em Alta Floresta. Se o vírus está na saliva, na mucosa, com o uso da máscara, evita-se a transmissão. Usar a máscara é reconhecido por cientistas e infectologistas como meio eficiente de prevenção”.

Foi alertada a intensificação da higienização das mãos como barreira sanitária na entrada das indústrias, orientando sobre a necessidade dessa frequência, principalmente, antes das refeições. Proibição do uso coletivo de copos, talheres e outros utensílios pessoais.

As indústrias de base florestal associadas ao SIMENORTE, tem buscado da melhor foram possível, deixar o ambiente de trabalho seguro e com todos os EPIs necessários para a intensificação da higienização. Abastecendo os ambientes de múltiplo uso com desinfetantes, água, sabão e álcool gel 70 (quando possível), bem como a substituição de toalhas de tecido por papel nos banheiros.