Realizado, em Alta Floresta, o Dia na Floresta, contou com participação de arquitetos influencers de várias regiões do Brasil. Essa iniciativa objetivou desmistificar uma premissa de que o setor de base florestal é desmatador. Para isso oito influencers viram na prática a metodologia de trabalho aplicada no manejo florestal sustentável.

Para a arquiteta Melina Knopp, que reside e trabalha no Estado do Rio Grande do Sul, e tem 129 mil seguidores em seu perfil no Instagram, o Dia na Floresta, além de ser sustentável, faz parte de uma cadeia que gera muitos empregos. “Não precisa ter esse pré-conceito, esse negócio é sustentável, e ainda gera muitos empregos”, afirma. Ainda segundo ela, através das madeiras retiradas do manejo florestal sustentável é possível fazer muitas casas lindas.

Já para o arquiteto e influencer Tony Pedrosa, há muito preconceito por parte da mídia. Segundo ele, o Dia na Floresta, além de mostrar a realidade, traz novas formas de ver esse trabalho. “A mídia bate muito de frente. Existe esse trabalho que vocês fazem, que, inclusive, é muito interessante. Nos trouxe uma nova visão”, pontua.

A arquiteta Cláudia Albertini, que, como ela própria diz, gosta muito de utilizar madeiras em seus projetos, depois de participar do Dia na Floresta, mostrar-se feliz em ver todo o processo do manejo. “Utilizo muito madeira em meus projetos. Isso aqui me traz conforto e tranquilidade de saber que não estamos extinguindo a floresta”, argumenta. Cláudia que em seu perfil no Instagram tem 253 mil seguidores.

Também presente no Dia na Floresta, Claryanne Aguiar, pontua que, todo o processo do manejo florestal sustentável agrega valor. “Quanto mais natural, melhor. É um produto que tem o seu valor”.

Para Ionara Sousa,criadora de conteúdo,Decor e Decor, que tem 616 mil seguidores em seu perfil no Instagram, a metodologia utilizada no Dia da Floresta, exemplifica a essência do manejo florestal sustentável. “Vimos aqui que as árvores extraídas cumprem o seu papel. Elas nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Para mim é isso, estão cuidando muito bem. É possível levar isso para o Brasil e para o Mundo. Com esse trabalho podemos manter tudo em pé, e fazer esse círculo girar”.

Segundo a arquiteta, Aline Araújo, o manejo florestal sustentável, mostra que uma árvore que aparentemente estava linda e formosa, por dentro estava podre. “Por dentro já estava em processo de decomposição. Ela cumpriu o seu papel”, disse.

Para o vice-presidente do Simenorte e presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Almeida, o Dia na Floresta, realizado em Alta Floresta, cumpriu sua missão. “Me sinto hoje com a missão cumprida. Estamos levando informação ao povo brasileiro. Estamos mostrando ao mundo uma grande ferramenta de preservação ambiental, de preservação da floresta, de sustentabilidade”, argumenta.

O presidente do Simenorte, Ednei Blasius, destaca que, ao receber os influencers, essas pessoas serão multiplicadoras da informação. “São pessoas que possuem credibilidade. Trouxemos essas pessoas para mostrar a verdade. Essas informações e o nosso trabalho será replicado para milhões de pessoas”, finaliza.