Os alunos da Escola Presbiteriana de Alta Floresta tivemos um momento de lazer e informação com o apresentador Richard Rasmussen. Além “de uma aula” com o apresentador sobre o que é o manejo florestal sustentável, os alunos fizeram perguntas e tivemos momentos de interação.

Richard Rasmussen é naturólogo, economista, biólogo, apresentador e embaixador do ecoturismo brasileiro pela Embratur. Rasmussen tem formação em biologia pela Universidade Ibirapuera. Ele ganhou fama e notoriedade pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), onde apresentava um programa ligado a vida selvagem.

Durante o período em que esteve conversando com alunos na Escola Presbiteriana, era fácil encontrar crianças animadas e com os olhos brilhando, por ter a oportunidade de participar daquele momento. Embora no início havia certa timidez, aos poucos os alunos participaram das atividades.

Exemplo de aluna que aprendeu muito nas atividades, é a pequena Larissa Moreira Silveira. Depois do bate papo com o Richard, agora ela sabe como funciona o processo de manejo florestal sustentável. “Quando as árvores ficam velhinhas, podemos cortar para nascer novas árvores. Eu aprendi bastante hoje. O manejo florestal é muito importante”, disse a jovem, que apesar da pouca idade, irá crescer um adulto consciente.

Quem também acompanhou as atividades e aprendeu bastante é o pequeno João Pedro. “Dentro do manejo tem as plantas, o verde, as árvores. Quando elas estão bem velhinhas, nós podemos cortar. As plantas também são seres vivos”, explica ele.

A jovem Alícia de Oliveira, depois que acompanhou essa atividade na escola, está craque quando o assunto é manejo florestal sustentável. “Você pode cortar as árvores, mas precisa esperar o tempo certo. Outras árvores vão crescer no lugar dessas árvores”, disse.

O presidente do Fórum Nacional de Base Florestal e Simenorte, Frank Rogieri de Souza Almeida, avalia como positivo os trabalhos. “Esse momento do Richard com os alunos foi muito importante. De uma forma lúdica, o Richard ensinou as crianças. Vamos continuar com este trabalho que está dando certo”, finaliza.