Por meio de uma videoconferência foi realizada a cerimônia virtual de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), que terá mandato com início em 1º de janeiro de 2023 e término em 31 de dezembro de 2026.
Este novo ciclo da FIEMT tem uma simbologia importante para a Alta Floresta e região, pois, contará com presença de dois representantes do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte). Farão parte desta nova diretoria, o atual presidente do Simenorte, Frank Rogieri de Souza Almeida e o presidente eleito para o biênio 2023/2025, Ednei Blasius.
“A Fiemt desenvolve um papel estratégico para o desenvolvimento de Mato Grosso. A federação é comprometida com o Estado, e a cada dia que passa, ela torna-se ainda mais importante. Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, estou ciente da minha responsabilidade”, disse o presidente do Simenorte, Frank Rogieri de Souza Almeida.
Almeida também destaca o trabalho dos demais membros da nova diretoria. “Estar ao lado de pessoas tão capazes é muito gratificante. Quando pessoas de bem estão trabalhando por algo em comum, com certeza o resultado será o sucesso. Tenho certeza que essa nova diretoria vai desenvolver um excelente trabalho”.
O presidente eleito do Simenorte, Ednei Blasius, destaca esse momento para o Simenorte e para Alta Floresta.
“Fazer parte da nova diretoria da Fiemt mostra que estamos no caminho certo. Mostra que estamos realizando um trabalho pautado no desenvolvimento do setor de base florestal, através do Simenorte”, explica.
Blasius, assim como Almeida, também enaltece a capacidade dos membros da nova diretoria da Fiemt. “São pessoas que possuem uma grande reputação. Tenho certeza que haverá uma grande sinergia no sentido de impulsionar a indústria do Estado de Mato Grosso. Estou muito feliz por fazer parte deste novo ciclo da Fiemt”, finaliza.
Conheça a Fiemt
A Fiemt foi fundada em 25 de novembro de 1975. Conforme normas do Ministério do Trabalho, para implantar a federação era preciso reunir cinco entidades representativas.
Em 10 de maio de 1976 foi assinada a Carta Sindical pelo ministro interino do Trabalho, Jorge Alberto Furtado, reconhecendo a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). A assinatura aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.
A eleição da primeira diretoria da Fiemt ocorreu no dia 21 de setembro de 1976, no auditório do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), em Cuiabá. A diretoria eleita, presidida pelo empresário Otacílio Borges Canavarros, foi empossada em 29 de novembro de 1976.
Em seus primeiros anos, a Fiemt atuou para identificar as regiões estratégicas para implantação dos polos de desenvolvimento para promover a industrialização.