Será realizado no próximo dia 8 de março, no Boulevard JK, na cidade de São Paulo, o workshop “Madeira Sustentável: o futuro do mercado”. Essa é uma realização do Fórum Nacional das Atividades de Base Floresta (FNBF), com apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA).
O evento é destinado para profissionais que trabalham com a matéria-prima do setor de base florestal, a madeira. Foram convidados arquitetos, engenheiros, designers de interior, ente outros. “Será um momento muito importante para o setor de base florestal. Além de fortalecer seu networking, os participantes poderão acompanhar palestras com representantes de entidades do setor de base florestal”, argumenta o presidente do Simenorte, Edinei Blasius.
Essa iniciativa do FNBF quer mostrar o papel da entidade dentro do setor de base florestal. “Ao longo dos últimos anos estamos trabalhando para mudar a visão das pessoas. Hoje, nossa realidade é outra. Eventos como este vem para agregar. Vamos estar lá 8 representantes do o Simenorte, e mostrando que nosso trabalho é sério e pautado na transparência”, argumenta Edinei.
O evento contará com palestras, e terá participação da secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, que também e presidente da Associação Brasileira de Meio Ambiente (Abema). A palestra dela será sobre a Sustentabilidade do Manejo Florestal em Mato Grosso.
A programação terá ainda o arquiteto Roberto Lecomte da Casacerta Arquitetura, de Brasília (DF), vai falar sobre o uso da madeira na arquitetura e construção. Também faz parte da programação presença arquiteto e designer Marcelo Aflalo, do Núcleo da Madeira de São Paulo, que vai palestrar sobre as estruturas em madeira nativa e o projeto como pesquisa.
Além das palestras, o evento contará com exposição, que terá presença da Brasil Tropical Pisos, de Alta Floresta. Indusparquet, Cipem, Signumat, Casacerta Arquitetura Design e Construção e a Revista Referência.